Como o nariz, o queixo participa muito na harmonia do rosto, particularmente de perfil. No dito popular, um queixo bem quadrado representa uma pessoa determinada.
Também conhecida como mentoplastia, a Cirurgia do Queixo é um procedimento cirúrgico para remodelar o queixo utilizando-se implantes (aumento) ou o próprio osso, por intermédio de fraturas que podem avançar ou recuar o mento. Muitas vezes, o cirurgião plástico pode recomendar a cirurgia do queixo juntamente com a cirurgia do nariz, de modo a atingir proporções faciais equilibradas − isto porque o tamanho do queixo pode aumentar ou diminuir o tamanho percebido do nariz. Esta cirurgia ajuda a proporcionar equilíbrio harmonioso de suas características faciais para que se sinta melhor com a sua aparência.
A mentoplastia é a cirurgia para correção de deformidades no mento ou queixo. Podem ser anomalias do crescimento, deformidades adquiridas por traumatismos ou outras doenças. A mentoplastia pode ser feita para retroposicionar, avançar, encurtar ou alongar o queixo, corrigir desvios ou alterar a forma.
Como qualquer cirurgia, a boa saúde e as expectativas do paciente são pré-requisitos. É também chave compreender todos os aspectos da cirurgia. Um perfil equilibrado pode ser conseguido introduzindo um implante ou movendo o osso para a frente para a configuração acima de um queixo receding, ou reduzindo um queixo jutting ou proeminente. O resultado pode ser uma harmonia facial maior e um aumento na auto-confiança.
Uma outra possibilidade para a melhoria com a cirurgia do queixo é o liposucção em que o tecido adicional é removido para redefinir o queixo ou pescoço. Quando há um problema no maxilar ou genesias a cirurgia do maxilar pode melhorar a estética e a função do rosto.
Atualmente dois materiais são os mais utilizados: o politetrafluoroetileno e o silicone rígido.