O rosto é, sem sombra de dúvidas, nosso cartão de visitas. Neste cenário, o tamanho e o formato do nariz influenciam na aparência. Mas, além disso, também podem interferir na respiração. Isso significa que a rinoplastia pode ser indicada, basicamente, em dois casos.
Quando o tamanho do nariz prejudica a estética do rosto

A rinoplastia estética é indicada quando o tamanho e o formato do nariz prejudicam a estética do rosto e causam insatisfação no paciente. Dessa forma, pode ter como objetivo a redução e o aumento do tamanho do nariz, assim como levantar a ponta do nariz.
Quando formato e estruturas internas do nariz interferem na respiração

O formato do nariz e suas estruturas nasais também podem interferir na capacidade respiratória do paciente. Nesse caso, a rinosseptoplastia e a rinoplastia associada a hipertrofia dos cornetos corrigem, respectivamente, o famoso desvio de septo e ainda facilitam a passagem do ar, tratando da obstrução nasal contínua.

A rinoplastia também pode ser indicada para tratar lesões que afetaram a forma ou função nasal, deformidades causadas por malformações congênitas, traumas e acidentes.