Considerando a causa mais comum para a pálpebra mal posicionada, o excesso de pele isolado com bom funcionamento dos músculos elevadores da pálpebra. Temos como melhor opção a cirurgia de blefaroplastia. Na qual se remove o excesso de pele e bolsas de gordura, devolvendo um melhor contorno para os olhos além de um melhor posicionamento para as pálpebras, uma vez que a musculatura funcionante precisará elevar menor peso.
Quando identificamos no exame físico desinserção do músculo elevador da pálpebra superior, a abordagem cirúrgica além do tratamento excesso de pele deve reinserir esse músculo a aponeurose e encurtálo se necessário.
Quando não há desinserção do músculo podemos fazer um teste com um colírio no consultório para avaliarmos a possibilidade de uma correção da ptose por via posterior – conjuntivo Mullerectomia.
Esta cirurgia pode ser associada a cantopexia ou a cantoplastia que são procedimentos realizados no canto lateral dos olhos com o objetivo de dar mais firmeza e suporte à pálpebra inferior, evitando complicações.
Como é feita a blefaroplastia?
A blefaroplastia é um procedimento de baixa complexidade indicado para remoção de pele em excesso na região das pálpebras. Ele corrige as bolsas de gordura em torno dos olhos e excesso de pele ou gordura na região, nos graus leves de ptose com musculatura funcionante melhora a ptose.
O procedimento pode ser realizado nas pálpebras superiores, inferiores ou em ambas.
Aqui está um resumo de como a blefaroplastia é normalmente realizada:
Anestesia: geral ou sedação, associada a anestesia local (para melhor conforto no pós-operatório, visto que sua ação pode durar até 4 horas após o procedimento)
Incisões: O cirurgião faz incisões seguindo as linhas naturais das pálpebras para que a cicatriz fique disfarçada: nas dobras das pálpebras superiores e logo abaixo dos cílios nas pálpebras inferiores. Em alguns casos, a incisão para a pálpebra inferior pode ser feita por dentro da pálpebra (transconjuntival).
Remoção ou reposicionamento de tecidos: Depois de fazer as incisões, o cirurgião remove o excesso de pele e pode remover ou reposicionar o excesso de gordura nas pálpebras. Em alguns casos, o músculo que eleva a pálpebra também pode ser reinserido ou encurtado.
Fechamento das incisões: Os pontos psão removidos em geral no período de 5 a 7 dias, existe uma pequena variação de acordo com a cicatrização de cada paciente..
A alta hospitalar costuma ser no mesmo dia. Durante o tempo de recuperação, você pode ter hematomas e inchaço ao redor dos olhos, e pode sentir um pouco de desconforto. Serão prescritos colírios e medicações analgésicas para o maior conforto possível.
Deixe um comentário