Como existem diferentes procedimentos para a correção das mamas, muita gente costuma se confundir em relação a eles. Por isso, é fundamental esclarecermos a diferença entre os diferentes tipos de mamoplastia.

Na verdade, a mastopexia é um tipo de mamoplastia e o que a distingue é o objetivo do procedimento. Enquanto a mastopexia visa reverter a queda das mamas, a mamoplastia de aumento ou redução, como o próprio nome diz, busca aumentar ou reduzir o volume das mamas, por meio da implantação de próteses e/ou da retirada de tecido mamário.

A mamoplastia de aumento também pode ser realizada para correção de assimetrias (quando uma cliente tem uma mama maior do que a outra, por exemplo) ou para reconstrução mamária (quando uma cliente precisou retirar a mama devido a um câncer, por exemplo).

Na mamoplastia de redução, por sua vez, além de reduzir o tamanho das mamas, também é possível alterar a forma da mama e a posição da aréola, por exemplo.

O mais importante é que tanto a mastopexia quanto os demais tipos de mamoplastia são indicados para clientes que estejam insatisfeitas com a mama. E muitas vezes, inclusive, é possível combinar dois ou mais procedimentos durante a mesma cirurgia. É comum, por exemplo, que a mulher queira reverter a queda da mama e também aumentar o tamanho dela. Neste caso, o cirurgião pode realizar uma mastopexia e uma mamoplastia de aumento.