A queda das mamas é um fenômeno natural do corpo feminino, relacionado a diversas características da mulher, incluindo a idade, a capacidade de elasticidade da pele e a composição da mama. Mas, não é porque é natural que não há como reverter esse fenômeno. É exatamente para isso que existem procedimentos como a mastopexia.
Neste artigo, vamos esclarecer tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia de correção das mamas, apresentando como ela é feita, para quem é indicada e quais são os cuidados pré e pós-operatórios. Além disso, você também terá a oportunidade de entender qual é a diferença entre a mastopexia e outros tipos de cirurgia da mama.
O que é mastopexia?
A mastopexia é uma cirurgia plástica conhecida também como lifting das mamas. Ela tem como principal objetivo reverter a queda natural dos seios por meio do reposicionamento das auréolas, remoção de tecido excedente e da flacidez, a fim de elevar as mamas de maneira natural e simétrica.
Vale dizer que a queda dos seios pode acontecer por uma série de fatores: efeitos do envelhecimento, alterações de peso (ganho ou perda), impactos da amamentação, mudanças hormonais e até mesmo questões genéticas. O mais importante é que, independentemente da causa, a mastopexia é um procedimento eficiente para reverter essa queda.
Como é feita a cirurgia de mastopexia?
A cirurgia de elevação das mamas pode ser realizada de diferentes formas, de acordo com a necessidade da cliente e da análise realizada pelo cirurgião plástico que está acompanhando o caso.
A mastopexia pode estar associada à mamoplastia de aumento, que utiliza próteses mamárias para melhorar diversos fatores. Um exemplo comum é quando a paciente tem uma mama com tamanho muito diferente da outra.
Existem casos em que também é utilizado um implante de silicone a fim dar volume, ou seja, quando a paciente tem mamas muito pequenas. Isso pode ocorrer em pacientes em que a mama não se desenvolveu muito ou naquelas que já amamentaram ou perderam muito peso.
Nas situações em que não é necessário o uso de próteses, a mastopexia baseia-se na remoção do excesso de pele, tecido interno (gordura ou glândula) e no reposicionamento da aréola, com o intuito de proporcionar um novo contorno às mamas.
Vale dizer que, para a realização da mastopexia, geralmente a cliente é submetida à anestesia geral ou peridural — em alguns casos, anestesia local com sedação também pode ser uma alternativa. A decisão sobre o tipo de anestesia é tomada a partir de uma avaliação e discussão entre médico, cliente e anestesiologista.
Deixe um comentário