A cirurgia plástica é uma especialidade cirúrgica que envolve restauração, reconstrução ou alteração do corpo humano. Sendo assim, esse tipo de cirurgia pode ser classificado em cirurgia plástica estética e cirurgia plástica reparadora ou reconstrutiva.
Cirurgia plástica estética

Na cirurgia estética, a principal motivação é corrigir insatisfações corporais que não afetam a saúde física ou algum aspecto funcional do paciente. Isso quer dizer que a única motivação da cirurgia está ligada à aparência. Os procedimentos alteram formato, tamanho, contorno e outras características em diferentes partes do corpo.
Cirurgia plástica reparadora ou reconstrutiva

Por outro lado, temos as cirurgias reparadoras ou reconstrutivas. Nesse tipo de cirurgia plástica, o procedimento tem como objetivo restaurar e tratar uma funcionalidade do organismo do paciente. E, ainda que o fator estético seja influenciado, fica em segundo plano quando comparado aos benefícios funcionais. A cirurgia reparadora trata alterações e limitações funcionais que variam de forma, tamanho, localização, profundidade e origem.

Sendo assim, a cirurgia plástica não é estética quando o objetivo principal não é modificar a aparência, mas sim reconstruir e tratar uma função ou defeito congênito ou adquirido.