A pálpebra caída é uma condição em que a pálpebra superior desce para uma posição mais baixa que o normal. Em alguns casos, a pálpebra pode cobrir parcial ou totalmente a pupila, interferindo na visão.

Existem várias causas para o posicionamento inadequado das pálpebras. A identificação da causa é determinante para a escolha do melhor tratamento.

Como queixas comuns dos pacientes que procuram a consulta temos o excesso de pele, necessidade de contrair os músculos da testa para auxiliar na abertura dos olhos, em alguns casos levando a quadros de cefaléia, dificuldade para maquiar-se, além de aspecto de cansado ou sonolento.

Este texto traz pontos importantes sobre o tema e poderá servir como o seu guia para quando for buscar um especialista em cirurgia das pálpebras. Boa leitura!
Por que as pálpebras caem?

Existem várias causas potenciais para a pálpebra caída, também conhecida como ptose.

A mais comum seria a mecânica, causada por excesso de pele, tumores de partes moles da região orbital, pós-operatórios de cirurgias oftalmológicas.

A próxima causa seria a aponeurótica quando a aponeurose que sustenta o músculo elevador da pálpebra é desinserida.

Outras causas mais raras seriam miogênia (problemas musculares como miastenia gravis) e neurogênica (síndrome de Horner).