Muita gente não sabe disso, mas o formato e o tamanho do nosso queixo diz muito sobre a harmonia do nosso rosto. É por isso, inclusive, que cada vez mais pessoas têm buscado a mentoplastia, um procedimento estético que visa remodelar a região do queixo, aumentando a autoestima dos clientes.

Esse tipo de cirurgia plástica é indicado para pessoas que têm o queixo projetado ou retraído, e promete um perfil facial mais alongado. Vale dizer que o procedimento não é realizado apenas no queixo, mas sim na região do mento (parte que dá nome ao procedimento), que envolve o pescoço, a mandíbula e o terço inferior do rosto.

Se você busca uma alternativa para melhorar o formato do seu rosto ou já sabe que a mentoplastia é o procedimento que você quer, você chegou ao lugar certo. Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre essa cirurgia, mostrando como funciona a mentoplastia, como se dá o período pré e pós-operatório e a possibilidade de combinar essa cirurgia com outros procedimentos estéticos.

Continue a leitura para descobrir!
O que é mentoplastia?

A mentoplastia é a cirurgia realizada para a correção estética da região do mento (queixo). Com o procedimento, é possível aumentar ou diminuir o tamanho e o volume da região, além de corrigir assimetrias e outros tipos de deformidades.

O procedimento é dividido em dois tipos: mentoplastia de aumento, quando o cliente tem o queixo retraído, e mentoplastia de redução, quando o cliente tem o queixo projetado para frente. No geral, o principal pedido dos clientes é pela realização da mentoplastia de aumento.

Dentre os tipos de incômodos que podem originar queixas estéticas relacionadas ao queixo, podem ser destacados três: proeminentes (macrogenia), deficientes (microgenia) e as assimetricas. Em termos práticos, queixo pequeno, grande, torto, largo ou fino demais é o que, geralmente, levam as pessoas ao consultório de um cirurgião em busca de uma mentoplastia.

Para a realização do procedimento, são levadas em consideração tanto as características do próprio queixo, mencionadas acima, como do terço inferior do rosto e da face em sua totalidade. A relação entre o queixo, lábios e nariz é sempre estudada com bastante cuidado já que, em alguns casos, uma alteração do nariz por meio da rinoplastia pode ser indicada como forma de maximizar a harmonia do rosto do cliente.

Conheça mais sobre os principais tipos de rinoplastia.

Em clientes com maior acúmulo adiposo (gordura) na região inferior do rosto (papada) e no pescoço, também podem ser recomendadas cirurgias de remoção de gordura nessas áreas. Isso acontece porque elas podem valorizar o contorno da mandíbula, contribuindo para o resultado final estético esperado da mentoplastia. Abaixo, falaremos mais a respeito da combinação da mentoplastia com outros procedimentos estéticos.