O planejamento do pós-operatório deve ser uma preocupação desde o período inicial do pré-operatório, garantindo tempo adequado para retornar às atividades.
Definir o tempo de espera para retornar às atividades no pós-cirúrgico da cirurgia plástica gera muitas dúvidas nos pacientes.
Vamos esclarecer os pontos centrais a seguir, mas um aspecto precisa ser destacado de antemão: a avaliação sempre deve ser individualizada.
Qual a importância do pós-operatório da cirurgia plástica?
Inicialmente é preciso entender porque o pós-operatório é importante para que o planejamento seja mais consciente e ativo.
No pós-cirúrgico o corpo está lidando com o trauma cirúrgico que afeta tanto a região operada como os tecidos adjacentes com deslocamento da musculatura, por exemplo, rompimento de pequenos vasinhos e outros.
Portanto, nesse momento o organismo fica mais frágil e suscetível a infecções, pois a imunidade cai devido às medicações como antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos, ao mesmo tempo em que ele precisa trabalhar mais para recuperar os tecidos danificados.
O pós-operatório é importante para respeitar esses processos que estão acontecendo no corpo, evitando gasto desnecessário de energia e nutrindo-o por meio de uma alimentação saudável para o período.
Nesse momento, a incisão cirúrgica também fica mais suscetível a infecções e rompimento dos pontos caso haja movimentos bruscos ou intensos, o que justifica a necessidade de repouso.
Deixe um comentário