Os principais inimigos da cicatrização pós cirurgia plástica interferem no processo de regeneração celular e na recuperação do paciente após o procedimento.
Tabagismo

Em geral, o paciente é orientado a parar de fumar antes de realizar o procedimento. Isso acontece porque a nicotina presente no cigarro prejudica a cicatrização dos tecidos do corpo, especialmente a pele.
Exposição solar

A pele exposta ao sol tem mais dificuldade de amenizar o calor. Além disso, os raios solares também podem causar manchas na área cicatrizada.
Má alimentação

O processo de cicatrização envolve a renovação da pele. E o nosso corpo produz células novas a partir dos nutrientes que ingerimos. Sendo assim, uma alimentação desregrada e não saudável também prejudica a cicatrização.
Não respeitar o repouso

Repouso é uma orientação presente em praticamente todos os procedimentos cirúrgicos e não respeitá-lo interfere na cicatrização. Isso acontece porque a atividade física pode aumentar a frequência cardíaca e aumentar os edemas da cirurgia.
Uso indiscriminado de medicamentos

Alguns medicamentos, como antiagregantes plaquetários e anticoagulantes, também podem atrapalhar a cicatrização. Mas saiba que apenas o médico pode indicar o que pode e o que não pode. Nunca deixe de tomar medicamentos de uso contínuo sem indicação.

Seguindo todas as recomendações do médico, antes e após a cirurgia, o processo de cicatrização certamente acontecerá de forma mais tranquila e segura.