Cirurgia para retirada do excesso de pele

Após grande quantidade de peso perdida em consequência de uma cirurgia bariátrica, é comum a realização de uma cirurgia plástica para retirada do excesso de pele.

Em primeiro lugar, a cirurgia plástica somente deve ser feita quando o objetivo da perda de peso estipulada pelo cirurgião bariátrico for atingido e quando houver a estabilização do peso do paciente.

Como eliminar o excesso de pele?

O problema pode ser resolvido através da cirurgia plástica. Sendo que, cada caso deve ser avaliado individualmente pelo especialista.

Sobretudo, existem procedimentos seguros e eficazes para melhorar o contorno corporal. Mas, para escolher a opção mais certa em cada caso, o cirurgião plástico precisa analisar dois fatores importantes:

  • As regiões que precisam ser operadas;
  • E o grau de flacidez da pele.

Os fatores acima devem ser avaliados, pois existem pessoas que, ao perderem 20 kg, por exemplo, ficam mais flácidas do que outras que eliminaram o dobro do peso.

Qual seria o momento ideal para fazer a cirurgia plástica?

No geral, o momento ideal para se submeter à cirurgia plástica para eliminar o excesso de pele, é quando o paciente estabiliza seu peso.

Ou seja, quando o paciente para de emagrecer é o momento certo para fazer a cirurgia plástica da obesidade. O IMC dentre outros indicadores, ajuda a determinar o peso ideal não só para realizar a cirurgia plástica com sucesso, mas também para proporcionar qualidade de vida a este paciente.

Além da estabilização do peso, outros fatores devem ser considerados ao estabelecer o momento ideal para a realização da cirurgia plástica, como por exemplo:

  • Uma avaliação clínica detalhada e;
  • Avaliação psicológica precisa.

Comumente, tais pacientes estão mais sujeitos a alterações como anemia e distúrbios metabólicos do que a população em geral. Além disso, quadros como depressão, alcoolismo e uso de drogas também podem estar presentes.

Procedimentos mais comuns para retirada de excesso de pele

No geral, existem dois procedimentos mais comuns para retirada de excesso de pele no abdômen. São eles:

  • A abdominoplastia e;
  • Miniabdominoplastia.

Entretanto, a miniabdominoplastia é indicada para quem apresenta uma protuberância na parte inferior do abdômen, causada pela sobre de pele. O médico realiza uma incisão de 8 a 12 cm no púbis e descola a pele, cortando o excesso e completando com a sutura.

Já a abdominoplastia é feita em pacientes que sofrem com flacidez de pele e muscular em toda a barriga.

Também existem técnicas específicas para os casos de excesso de pele nas seguintes partes do corpo:

  • Costas (torsoplastia);
  • Coxas (lifting de coxas);
  • Nádegas (gluteoplastia);
  • Braços (braquioplastia);
  • Seios (mamoplastia).

Procure um cirurgião plástico de confiança

Cirurgia plástica envolve muitas escolhas e a primeira e mais importante é selecionar o cirurgião em quem confiar. Portanto, procure por um cirurgião plástico com experiência e que preferencialmente seja Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Cirurgia Plástica é coisa séria e deve ser feita por um profissional capacitado.