Redução das mamas com silicone

Sabia que é possível realizar a redução das mamas com silicone? Isso mesmo! Dependendo do grau de flacidez e pouco volume do tecido mamário, pode ser recomendado o uso da prótese de silicone.

O que é mamoplastia redutora?

A redução de mama remove o excesso de gordura, o tecido glandular e a pele para atingir um tamanho de mama proporcional com o seu corpo e aliviar o desconforto associado com seios muito grandes.

No geral, esta cirurgia é indicada quando a mulher tem fortes dores nas costas e no pescoço constante ou apresenta o tronco curvado, provocando alterações na coluna devido ao peso dos seios. No entanto, esta cirurgia também pode ser feita por questões estéticas, principalmente quando a mulher não gosta do tamanho de seus seios e sua autoestima é afetada.

Redução das mamas com silicone – Quando é indicado?

Sobretudo, mais que reduzir e reposicionar as mamas, muitas mulheres desejam aumentar o volume dos seios ou simplesmente remodelar a região para um aspecto mais parecido com o natural. Assim, a implantação de próteses de silicone é associada à redução de mama, pois o volume e a pele flácida são retirados e preenche-se o espaço com a prótese de silicone.

O melhor é que essas duas cirurgias podem ser realizadas em uma única intervenção, assim como a correção da assimetria mamária ou aréolas muito grandes, aspectos que também incomodam bastante.

Pré-requisitos para fazer a mamoplastia

O ideal é que a mamoplastia seja feita em pacientes cujas mamas tenham um tamanho mais ou menos definido, o que geralmente, acontece a partir dos 18 anos.

Mas é preciso avaliar a situação criteriosamente, porque há casos especiais de meninas com a mama já formada que também podem ser submetidas à intervenção, como por exemplo:

  • Assimetria severa;
  • Algum tipo de anomalia;
  • Seios muito grandes que causam problemas na coluna, entre outros.

Recuperação

A mamoplastia é um procedimento que dura, em média, de 3 a 4 horas. A cirurgia pode ser feita sob anestesia geral ou peridural, e essa decisão vai depender da avaliação da equipe médica.

A paciente deve fazer repouso e usar analgésicos e antibióticos nos primeiros dias, conforme prescrição médica.

É recomendado o repouso e alguns movimentos dos braços devem ser evitados para que as cicatrizes e os pontos evoluam sem complicações.

O uso de um sutiã pós-cirúrgico também é recomendado.  Geralmente, após duas semanas já é possível voltar às atividades habituais, como dirigir ou trabalhar. Já os exercícios físicos comumente são liberados após 60 dias. Para uma boa cicatrização, é fundamental que a paciente siga estritamente as orientações sobre repouso pós-cirúrgico.

Mamoplastia por associação com outras cirurgias

No geral, é comum algumas mulheres aproveitarem que já estão preparadas para a mamoplastia e optarem por associações cirúrgicas.

Sobretudo, a mamoplastia já é uma cirurgia relativamente longa. Mas, é possível sim a associação com outros procedimentos ao mesmo tempo. No geral, é comum, como por exemplo, realizar a lipoaspiração ou abdominoplastia, junto com a mamoplastia.

Mas, para que isso seja possível, é necessário que a paciente tenha boa condição clínica pré-operatória. Esta medida evitará que a cirurgia não se torne algo muito agressivo ao organismo.

Procure o seu cirurgião plástico de confiança e converse mais sobre o assunto.